terça-feira, 16 de novembro de 2010

Teoria

O amor algo tão importante nos poemas românticos, não era algo tão influente na escrita parnasiana.

Algumas pessoas montaram sites, para expor sobre este assunto.Temos alguns como exemplos:

No site www.alunosonline.com.br , referem-se a este assunto de maneira que, percebemos que para eles os poemas parnasianos tinham objetividade e impassibilidade absoluta diante do objeto da poesia, pois os poetas repudiavam a emotividade pregada pelos românticos.E mesmo se falassem de amor, os parnasianos tinham uma visão mais sensual,até a mulher já não era mais idealizada, e sim vista de forma palpável e concreta. Era descrita com minúncias, fazendo alusão à Vênus - deusa do amor na Mitologia Grega.

Em outro site, www.ibilce.unesp.br, dizem que “os parnasianos tiveram uma visão mais sensual do amor, visão esta oposta a dos românticos que sempre tiveram em mente o amor espiritual e que a poesia amorosa do parnasianismo prezava a mulher concreta, palpável, aparecendo Vênus, a deusa do amor na mitologia como protótipo da figura feminina. Achamos que tais comentários merecem algumas considerações: dizer que os românticos sempre tiveram em mente o amor espiritual é uma informação bastante equivocada, basta lembrar a obra de Álvares de Azevedo, entre outros autores, para constatar que nem sempre o amor espiritual se faz tão presente na obra romântica. Além disso, a espiritualidade não exclui a sensualidade. Por fim, a própria colocação desta última característica é contraditória, pois se anteriormente afirmou-se que a poesia parnasiana retratou apenas incidentes históricos ou fenômenos naturais, faz-se estranho destacar o amor. Não que não exista tal característica no movimento, porém a maneira categórica como a primeira informação é trazida torna a segunda contraditória”.

Temos também o site www.crv.educacao.mg.gov.br, que diz que os parnasianos tiveram uma postura anti-romântica “o Parnasianismo baseava-se na objetividade temática e no culto da forma. A objetividade temática surge como negação ao sentimentalismo romântico, numa tentativa de atingir a impassibilidade e a impessoalidade. Essa estética se opõe ao subjetivismo, daí resultar uma poesia carregada de descrições objetivas e impessoais”.

E para finalizar os exemplos temos o site www.faroldasletras.no.sapo.pt/parnasianismo que conclui que “O Parnasianismo surgiu e alastrou como reação contra o Romantismo, não só contra o Romantismo sentimentalista e egocêntrico mas também contra o Romantismo humanitarista e apologético. E, quase pelas mesmas razões, afasta-se ainda do realismo poético. E que o Parnasianismo, ao contrário das escolas citadas a que se opõe, não é nem pretende ser uma arte útil, comprometida: antes propunha o ideal da “arte pela arte”, uma arte impassível, serena, plástica, mera reprodução da realidade em formas e cores, uma arte onde, mais ou menos claramente, se adivinha o primado do estilo.Do que fica dito, e resumindo, podemos descobrir no Parnasianismo estas duas características principais: objetividade, quanto aos temas e, expressão literária exata e correta, quanto à forma”.

Ao ver as opiniões sobre a teoria citada em todos estes sites, conclui-se que no parnasianismo, estavam presentes muitas características marcantes, mas que era real que o amor não era o ponto principal focado para a criação.

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