Os textos a seguir relacionam a produção literária do Realismo, do Naturalismo e do Parnasianismo ao contexto histórico,social e cultural em que essas correntes floresceram; tais textos mostram várias ideias cientifico filosóficas(especialmente no século XIX)e as mais importantes correntes da época.
Contradições do século XIX: Nem sempre a implantação das ideias liberais consegue conciliar interesses econômicos aos aspectos éticos e intelectuais que essas mesmas teorias defendem.
Realismo.Naturalismo:Busca grande parte dos seus critérios de probabilidade no empirismo das ciências naturais, no método de observação científica em que não se despreza nenhum incidente e mantem-se dentro do campo dos fatos e não foge a realidade.
A arte científica e impessoal baseia-se na imparcialidade da descrição. "O artista não tem o direito de expressar sua opinião sobre coisa alguma, não importando do que se trate".A chamada era da civilização científica revolucionou a produção industrial e o comércio, transformando profundamente as condições de vida.Ao lado da fermentação político-social, verifica-se uma verdadeira onda de cientificismo e naturalismo, que alguns escritores chegam a identificar como uma continuidade ou uma segundada etapa do iluminismo do século XVIII.
Os ideais positivistas partem da suposição de que é necessário ordem para que haja o progresso da sociedade.
Como pudemos perceber, os efeitos socioeconômicos do século XIX influenciaram as ideias literárias da época.
Resumo referente às páginas: 237 à 239 livro-didático
Ok.
ResponderExcluirAgora faltam os resumos. Por favor, identifiquem as paginas do livro e sejam originais, ou seja, façam os textos com as palavras de vocês!!!
Bom trabalho!