quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O Parnasinismo no Brasil

Diferentemente do Realismo e do naturalismo, que se voltaram para o exame e para a critica da realidade, o Parnasianismo representou na poesia um retorno ao clássico, com todos os seus ingredientes: o principio do belo na arte, a busca do equilíbrio e da perfeição formal. Na obra de Olavo Bilac, ainda ganhou traços de sensualidade e patriotismo. O ser humano esta sempre rompendo com o que considera "velho" e propõe algo novo. Mas muitas vezes esse novo é algo mais velho ainda, só que revestido com palavras diferentes. Exatamente isso aconteceu no Parnasianismo. Esse movimento de inspiração clássica ganhou pouco destaque na Europa, mas ficou muito conhecido no Brasil por volta de 1880.
A origem da palavra Parnasianismo associa-se ao parnaso grego. A escolha do nome comprova o interesse dos parnasianismos pela tradição clássica. Acreditava que os modelos clássicos os ajudariam a combater exagero da emoção e fantasia do romantismo. As ideias parnasianas vinha sendo difundidas no Brasil 1970.
Olavo Bilac criou poesias identificadas com as propostas do Parnasianismo, como comprova seu poema "profissão de et". Mas a concepção poética excessivamente formalista defendida por esse poema, nem o próprio Bilac seguiu a risca.
Outro poeta influente no Parnasianismo foi Raimundo Correa, juntamente com Alberto de Oliveira. Esses três poetas que foram citados foram a chamada tríade parnasiana.


Gehyza e Beatriz Kely

Resumo referente às páginas 304 à 309 do livro-didático

Nenhum comentário:

Postar um comentário