quarta-feira, 10 de novembro de 2010

-O Xangô de Baker Street-

O Xangô de Baker Street é um romance cômico-policial(Lembrando, romance literário nada mais é que um conto dividido em capítulos) do escritor e apresentador José Eugênio Soares mais conhecido como Jô Soares, no livro ele narra acontecimentos misteriosos como o assassinato de algunas mulheres com os mesmos requintes de crueldade.A narrativa conta com diversos personagens reais como D. Pedro II, Olavo Bilac, Álvares de Azevedo etc. e também conta com personagens fictícios como Sherlock Holmes e seu médico e fiel escudeiro Dr. Watson.O livro é recheado de aventuras, suspense investigações e um pouco de comédia.As deduções incrivelmente equivocadas de Sherlock Holmes a respeito de certos acontecimentos, nos fazem pensar"De onde ele tirou isso",além disso o conto possui várias expressões em Inglês e Francês, e é escrito numa linguagem formal que possui expressões criadas pelo próprio autor do livro...

Analise

Fatos do enredo: O enredo gira em torno de alguns crimes que tem uma ligação que passa despercebida durante muito tempo pelos personagens do livro.

Características dos personagens principais

Sherlock Holmes: investigador inteligente(Apesar das deduções em algumas situações no livro),astuto e corajoso.
Dr. Watson: Típico europeu que não se acostuma com nenhum dos costumes brasileiros e rejeita principalmente as comidas dos trópicos.
D.Pedro II: Imperador muito culto, inteligente e "hospitaleiro".
Malta: Bem, não era um único personagem mas sim filhos de fazendeiros e muitos escritores da nossa literatura que apresentavam características muito parecidas( por isso coloquei todos juntos).
Serial killer: Ou na boa pronuncia de alguns personagens do livro, sirialquiler; louco, cruel e "pertubado".
Tempo: A narrativa se passa na época do império de D.Pedro II por volta de 1886.

Meios de expressão: o texto é um romance cômico-policial escrito na linguagem padrão da língua brasileira, além de apresentar várias expressões em inglês e francês.


Por: Thomaz Magalhães Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário